Bem-vindos ao Litoral Sul de São Paulo

 

Welcome to the Southern Shores of São Paulo

Bienvenue à la Côte de la Forêt Atlantique

 

 

 

 
 

A REGIÃO

CULINÁRIA

FOTO DO DIA

LENDAS

ONDE FICAR

PRAIAS

TOURS

BEM-VINDOS

FOTOS ANTIGAS

HISTÓRIA

MARÉS

PESSOAS

PROGRAME-SE

VIDEO

 

 
 

     

     

 

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

   
 

Praia de formação recente e rochosa, na realidade trata-se de uma pequena baía rochosa que leva o nome da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da pequena baía. A réplica da Gruta francesa foi construída por um morador Português, como pagamento de uma promessa feita à Santa.

História: no final do Século 19, em Lourdes, no sul da França, a Virgem Maria apareceu na Gruta de Massabielle para uma jovem muito pobre, hoje já canonizada, chamada Bernadette Soubirous. Segundo Bernadette, era uma "pequena jovem senhora" ou "ou petito damizelo", "com acerca de uns 12 anos de idade, não mais alta do que 1,40 mts., vestida de um tipo de véu branco esvoaçante com uma faixa azul na cintura e com duas rosas douradas, uma em cada pé, da mesma cor do rosário que ostentava". A aparição pedia "penitencia, penitencia, penitencia"; teria dito que "prometia fazê-la feliz não neste mundo, mas no outro", pedindo ao final que fosse cavada a terra pois dali sairia uma fonte de água. Questionada pela jovem acerca do nome da Senhora, esta, numa das últimas aparições, cruzou os braços sobre o peito e tendo olhado para o alto, sorrindo, revelou sua identidade finalmente, no dialeto local Francês, o Occitan: "Que Soy Era Immaculada Councepciou" significando; "Eu Sou a Imaculada Conceição"! Benadette era de origem humilde; não tinha como saber que o dogma da Imaculada Conceição havia sido instituído pelo Papa há alguns anos antes.

 

 
   

clique nas imagens para ampliar

   

A imagem esculpida pelo escultor Lionês, Joseph-Hugues Fabisch in 1864, tornou-se o símbolo iconográfico mundial das aparições. Contudo, esta imagem mostra uma figura mais velha e mais alta da visão que teve Bernadette, assim como também manteve a ortodoxia nas tradicionais representações da Virgem Maria. Após a morte de Bernadette, seu corpo inexplicavelmente continuou incorrupto, sem decomposição, até os dias atuais.

O local da réplica da Gruta em Itanhaém possui vistas impressionantes da baía rochosa e dos despenhadeiros abruptos do Costão do Morro do Paranambuco. Vista da Pedra da Esfinge e do Portal Místico, pedras que foram descobertas pelo processo de nivelação do topo do Morro quando das obras de conclusão dos reservatórios de água. Do lado esquerdo da praia, ao lado da Gruta, há um caminho sobre as pedras assim como uma passarela para a Cama do Anchieta, que segundo a lenda, seguindo a rígida disciplina Jesuítica, escolheu aquele local para repouso e meditação. A verdade é que a pedra chamada de Cama do Anchieta, possui nitidamente o curioso formato de uma cama.

Hodiernamente, o Governo Municipal de Itanhaém realizou obras de embelezamento do local, com a colocação de bancos, mureta, coqueiros, além da referida passarela chamada Passarela de Anchieta, em parte patrocinada por uma organização não governamental, que a financiou. Há lindas vistas em todas as direções sobre a passarela, mostrando a vivacidade das ondas arrebentando na costeira, a beleza do mar em contraste com a altura dos morros do local, além da história escrita em placas, sobre o chamado "Taumaturgo do Brasil", como de fato também é conhecido o Padre José de Anchieta. No verão, costuma-se realizar o espetáculo ao ar livre, chamado de "A Aparição da Virgem", com luzes e raios laser. Já foi aprovado recentemente um projeto para a construção de uma "praça religiosa" no local.

 

 
   

clique nas imagens para ampliar

   
 

 

A REGIÃO | BEM-VINDOS | COZINHA CAIÇARA | ESTRADAS | FOTOS ANTIGAS | FOTO DO DIA | HISTÓRIA | LENDAS

 
 

MAPA DO SITE | MARÉS | NOTÍCIAS | PESSOAS | PRAIAS | PROGRAME-SE | ONDE FICAR | TEMPO | TOURS | VIDEO

 
   
Google
   

           

 
     

   
 este site é melhor visualizado em 800x600 ou superior 1024x768 editor@itanhaemvirtual.com.br

O Seu Guia do Litoral Sul

     

© 2005 DIGITAL VIDEO SITES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESTE SITE SEM A EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR